Conheça a história do Fossilis

A exposição História da Vida começou com o extinto grupo "Maravilhas da Criação". Não demorou muito para essa exposição ser "adotada" pelo Fossilis Associação Científica e Cultural, e desde então ela vêm se tornando um evento de destaque na cidade de Santo André. Mas afinal... o que é o Fossilis??

A ORIGEM 

Em 2001, um grupo de amigos e amantes da Arqueologia e Paleontologia se reuniram com o objetivo de desenvolver e divulgar o estudo e pesquisa dessas ciências. Nascia assim, na cidade de Caratinga, o Grupo de Pesquisa Paleoarqueológicas Fossilis. Após alguns anos de atividade exclusivas na pesquisa da Arqueologia e Paleontologia, o grupo começa a atuar mais efetivamente na cultura do município de Caratinga. O Grupo passa a colaborar com a divulgação e realização de eventos folclóricos, conferências, seminários, fóruns, palestras e exposições na área da cultura. 

2011-03-08-300x2252011-03-06-300x225
2011-03-07-300x2252011-03-05-300x225
2011-03-04-300x2252011-03-03-300x225

 MÃO NA MASSA! 

Desde a sua fundação o grupo já realizou diversas atividades como exposições e palestras. Entre o seu acervo conta com fósseis de animais pré-históricos, réplica de fósseis, artefatos indígenas da região de Caratinga, coleção de selos antigos, artigos folclóricos, livros e artigos, entre outros. Com mais de 10 anos de atividades, o grupo se consolidou como umas das mais importantes ONGs da Região e possui intercâmbios com importantes Instituições do país e do exterior, como Laboratório de Mastozoologia da UNIRIO/RJ, Laboratório de Palinologia da ULBRA/RS, Fundación para el Estúdio de los Dinosaurius en Castilla y León (Espanha), Instituto de Geología de la UNAN (México), Laboratório de História da Vida e da Terra – Museu de História Geológica do RS , Museu de Paleontologia de Marília/SP, Laboratório de Sistemática e Tafonomia de Vertebrados Fósseis – Departamento de Geologia e Paleontologia – Museu Nacional/RJ e Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Uberlândia/MG. 

DE CARATINGA A OUTROS LUGARES

O Fossilis, entretanto, não se restringiu a terras mineiras e conseguiu deixar sua marca em outros lugares e até no exterior. A exposição "um passeio fotográfico na história do Fossilis" já chegou a ser exibida em outras regiões do Brasil e até em outros países, como Cairo e Malásia.

foto

No final do ano passado, foi criado o Fossilis Grande São Paulo, a primeira sucursal do Grupo Fossilis, que busca trazer os trabalhos realizados em Caratinga - MG para toda a Grande São Paulo, com foco na cidade de Santo André. Assim como o Fossilis de Caratinga, o Fossilis Grande São Paulo também possui um acervo próprio de paleontologia.

Atualmente, o Fossilis conta com mais de 20 sócios efetivos e 25 sócios correspondentes e colaboradores 

O QUE FAZEMOS?

Entre as atividades de maior destaque estão: Semana de Paleontologia do Leste Mineiro, Exposição Paleoarqueológica de Caratinga, Paleomirim, História da Vida, Mostra de Cultura Afrobrasileira, Mostra Internacional de Paleoarte, Exposição Filatélica entre outros.





A DIRETORIA 

Presidente
Antônio Carlos Teixeira Costa 

Vice Presidente 
Harley Leandro Coelho

Primeiro Secretário 
Laci Augusto dos Reis 

Segunda Secretária
Paula Regina Nunes Costa 

Primeira Tesoureira
Mônica Gonçalves da Silva Zavatário

Segunda Secretária
Fernanda França dos Santos Fernandes

Diretora de Relações Públicas
Arianne Bárbara de Carvalho Nascimento

Diretor da Mostra Permanente
Walter Zavatário