A Fauna de Ediacara


Ediacara é o nome de uma região da Austrália onde ocorrem os mais antigos fósseis de metazoários, aqueles com células organizadas em tecidos e órgãos, datados de aprox. 550 milhões de anos a.C. Por isso, esta ocorrência fóssil está entre as mais importantes do mundo. Por tratar-se apenas de impressões nas rochas, pois estes animais não tinham partes duras tais como conchas ou placas mineralizadas, o estudo da sua morfologia é bastante difícil e, mesmo nos tempos atuais, os paleontólogos não conseguem determinar as afinidades biológicas de alguns destes fósseis. Para ilustrar esta dificuldade, há o caso de um pesquisador estudioso desta fauna que acredita que alguns destes fósseis foram produzidos por restos de liquens! Estes fósseis são encontrados em rochas formadas em ambiente marinho, preservados sob arenitos relacionadas a eventos catastróficos como tempestades e precipitação de cinzas vulcânicas. Abaixo, algumas espécies presentes na exposição História da Vida da Fauna de Ediacara, da Era Pré-Cambriana:

Parvancorina

Resultado de imagem para parvancorina

O Parvancorina é um possível candidato a, talvez, ancestral dos trilobitas, mas isso ainda é muito debatido, pois ele lembra um trilobita apenas superficialmente; pode ser que nem tenha sido um artrópode...

Esprígina

Resultado de imagem para spriggina

Apesar de suas pernas não se conservarem, o Esprígina foi, após vários estudos, considerado um verdadeiro artrópode, aparentado com os aracnomorfos. Sua carapaça segmentada lembra muito a dos trilobitas e crustáceos, e pode ser que ostentasse ainda antenas e olhos em sua cabeça

Cárnia

Resultado de imagem para charnia

As canetas-do-mar existem até hoje e o registro fóssil aponta a origem desses organismos bem no pré-cambriano. A Cárnia representa um dos primeiros organismos desse grupo e teve seu formato impresso nas rochas da Fauna de Ediacara. Mas como temos apenas a sua impressão, pouco sabemos de sua anatomia.

Ciclomedusa

Resultado de imagem para cyclomedusa

A Ciclomedusa já foi considerada uma medusa pré-histórica que nadava no mar do Vendiano, porém há quem teorize hoje que a Ciclomedusa era uma colônia de micróbios. De qualquer modo, o que podemos afirmar com certeza é que os cientistas não sabem direito ainda o que a Ciclomedusa era.

Dickinsônia

Resultado de imagem para dickinsonia

O Dickinsônia representa um dos primeiros animais bilaterais do nosso planeta e já pensou-se que era uma planta. O fato é que o Dickinsônia era tão estranho que não pode ser classificado em nenhum grupo atual: foi inserido no filo extinto dos Proarticulados.

Tribraquídeo

Resultado de imagem para tribrachidium

O Tribraquídeo, por outro lado, foi um dos primeiros seres vivos com simetria radial, igual na estrela do mar. Inicialmente pensou-se que era um equinodermo, mas hoje sabemos que era na verdade do filo extinto Trilobozoa. Assim como uma esponja do mar, o Tribraquídeo era um animal fixo que se alimentava de filtração de microorganismos.