Um novo tiranossaurídeo traz nova luz para a evolução do T-rex!

Confira a matéria na íntegra aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/03/1750071-tio-avo-do-tiranossauro-rex-tinha-tamanho-de-um-cavalo.shtml

O T-rex viveu num período entre 80 e 66 milhões de anos atrás e é considerado pelos especialistas um dos melhores exemplos de sucesso evolutivo e ecológico.
A questão que sobra é: qual o caminho que os “lagartos” tiveram que fazer para se tornarem uma máquina mortífera que ocupava o topo da cadeia alimentar?

«Tio-avô» do tiranossauro rex tinha o tamanho de um cavalo
Reconsitutição artística do Timurlengia euotica
O anúncio da descoberta de uma nova espécie, publicado pela revista americana PNAS, ajudou paleontólogos a aprofundarem os seus conhecimentos sobre a questão: trata-se do Timurlengia euotica, um tiranossaurídeo que viveu há cerca de 10 milhões de anos antes do seu primo mais famoso, e bem menor: com o tamanho de um cavalo! Sendo assim, ele estaria num estágio transitivo de tamanho entre tiranossaurídeos mais antigos e os últimos (como o próprio T-rex). Um pedaço do seu crânio fossilizado sido encontrados no deserto do Uzbequistão (Ásia).

Analisando os ossos, os cientistas observaram que, a essa altura da evolução, o animal já tinha algumas características que seriam apresentadas pelo T. rex, como o formato do cérebro e características da orelha interna. Os ossos do dino já tinham características que permitiriam com que, no futuro, os tiranossauros atingissem um tamanho colossal.

Mas a descoberta ainda é "apenas um ponto no meio de um intervalo ainda sombrio", escrevem os autores, do Reino Unido, Rússia e EUA. A "lacuna" evolutiva da linhagem do T. rex ainda necessita de novos achados fósseis para ser totalmente compreendida.